Museu de Santa Maria

Novembro 2018

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Nova extensão em Vila do Porto do Museu de Santa Maria

A Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, adjudicou ao Gabinete Monteiro, Resende e Sousa, Arquitetos, Ld.ª, com sede em Ponta Delgada, a “Prestação de Serviços e Fornecimento do Projeto de Arquitetura da Nova Extensão do Museu de Santa Maria”.

O novo equipamento ficará localizado no centro histórico de Vila do Porto e constituirá uma extensão do atual Museu, que se encontra instalado na freguesia de Santo Espírito. A reconstrução e adaptação dos imóveis adquiridos para o efeito irão contribuir para uma maior valorização do centro histórico daquela vila.

Pretende-se com este novo equipamento cultural abranger linhas programáticas que o atual museu não comporta, nomeadamente uma abordagem da geomorfologia da ilha de Santa Maria, ao seu povoamento e arroteamento, passando pelo movimento das populações que foi uma constante ao longo dos tempos, com especial enfoque para a segunda metade do século XX, passando pela relevância que o aeroporto da ilha de Santa Maria teve, entre outros, no movimento migratório com destino à América do Norte.

Com a construção da nova extensão museológica em Vila do Porto, as atuais instalações do Museu, localizado na freguesia de Santo Espírito, continuarão em funcionamento, continuando a dispor do acervo etnográfico do meio rural da ilha de Santa Maria.

GaCS/DRaC  

Data Inicial
2012-09-20
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks