Museu de Santa Maria

Julho 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Exposição "Bodywork: Visible Mending" de Pat Loucks

Bodywork: Visible Mending

Os trabalhos presentes nesta exposição foram rasgados, reconstruídos, remendados e cosidos, usando tecido reciclado de trabalhos anteriores da artista, como também tecidos reciclados de outras fontes. “O processo intensivo de trabalho necessário transmite noções de resistência”.

A intenção da artista é “permitir que a fragilidade e a resistência do tecido sejam visíveis e espelhar a fragilidade e a força do corpo humano e a sua capacidade de ser reparado”.

A sua prática artística é situada no trabalho têxtil tradicional realizado por mulheres de todo o mundo, onde a reciclagem e a reutilização de tecidos são um processo necessário, como também uma forma de fazer arte.

As cores e padrões das obras foram obtidos usando metal enferrujado e corantes naturais, extraídos de plantas e pigmentos terrosos.

Cada peça é suspensa numa orientação específica que permite que a sua história se desvende em relação às outras no seu grupo.

Sobre a artista

Pat Loucks formou-se em 1994, no Programa Têxtil na Nova Scotia College of Art and Design in Halifax, Canadá.

O seu foco principal de estudo era a tecelagem no tear de chão. Também fizeram parte do Programa a serigrafia, estudo das cores, feltragem e shibori (técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido).

Depois de terminar a sua formação, passou vários anos tecendo tapeçarias, roupas e utensílios domésticos. Mais recentemente passou a criar marcas e padrões em tecido usando cera, plantas, ferrugem e costura manual.

Entre 2009 e 2021, a artista teve várias exposições em Portugal continental como também nos Açores (Ponta Delgada).

Expôs também, desde 2008 até á atualidade, em Nova Escócia, Ontário, Alberta e também em França­.

Local
Núcleo de Vila do Porto
Data Inicial
2024-06-07
Hora Inicial
18:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks